Como higienizar frutas e legumes corretamente

Como higienizar frutas e legumes corretamente

A pandemia fez com que o brasileiro aumentasse o consumo de frutas e legumes. Segundo o estudo NutriNet Brasil, realizado  pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP)  e que contou com 10 mil voluntários, houve um aumento na frequência de consumo de itens como frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6% durante a pandemia).

Seja via supermercado, delivery, feira ou quitanda, antes do seu consumo é preciso fazer uma correta higienização deste alimento. Ao lavar bem você elimina não apenas a sujeira superficial, mas também alguns agrotóxicos e pesticidas, presentes na casca do alimento. Este importante hábito também permite remover vírus e bactérias responsáveis por doenças como hepatite, cólera, salmonelose e até coronavírus.

A seguir, você verá o passo a passo para fazer uma boa higienização de frutas e legumes, com dicas exclusivas. Confira!

Prepare o local

Antes de iniciar a higienização das frutas e legumes, higienize bem as mãos e a superfície onde os alimentos serão manipulados. Vale utilizar, tanto nas mãos como na bancada o álcool 70, sem a necessidade de enxágue. 

Utilize o produto certo

Uma boa higienização de frutas e legumes começa com o produto certo – afinal, não é só com água que você vai conseguir deixar o alimento pronto para o consumo. O produto mais utilizado para essa finalidade, e também o mais barato, é o hipoclorito de sódio diluído em água. Mas cuidado: a diluição precisa ser feita corretamente – são duas colheres de sopa (cerca de 20 ml) para cada litro de água.

Respeite as etapas de higienização

A mistura só vai ser efetiva se você seguir as etapas de higienização: lavagem, sanitização e enxágue. 

 

  • Lavagem: A primeira etapa vai água corrente em abundância e sabão ou detergente – o que for de sua preferência. Para as folhas, a recomendação é lavar individualmente.
  • Sanitização: Esse é o momento que a mistura já aprendida anteriormente entra em ação. Essa etapa vai resolver o problema microbiológico. No entanto, não se pode consumir os produtos após a imersão nesta solução por cerca de 10 minutos – e por isso é obrigatório que você siga para a próxima etapa.
  • Enxágue: Depois da imersão na água clorada, é o momento de enxaguar bem cada alimento, em água corrente. 

 

Saco para lavar alimentos Wyda: facilidade em cada etapa

Seja para lavar, higienizar ou enxaguar, o Saco para Lavar Alimentos Wyda é uma alternativa simples e prática para higienizar principalmente as folhas, como alface, repolho e couve. 

Basta preencher o saco com água, através da abertura e agitar várias vezes. A água cai automaticamente pelo reservatório, facilitando o seu armazenamento e aumentando a durabilidade e frescor do alimento. 

Ideal para lavar e guardar alimentos como frutas, vegetais e legumes, o produto facilita o seu dia a dia – desde a chegada do supermercado até a organização das compras. Simples assim!

Com um formato econômico, você tem espaço para guardar grandes quantidades, sem amassar. Faça já o seu pedido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Registration

Forgotten Password?