Vida sustentável: dicas para descartar as embalagens de alumínio corretamente

Vida sustentável: dicas para descartar as embalagens de alumínio corretamente

Descarte de embalagens de alumínio

Ter uma rotina mais prática é o sonho de todo mundo, mas o que não se pode deixar de lado, principalmente quando pensamos no dia a dia na cozinha, é evitar desperdícios e preservar os recursos. Por isso, as embalagens de alumínio ganham um espaço especial, pois podem ser totalmente recicláveis e ainda preserva os alimentos e facilitam seu preparo.

As formas, assadeiras, baixelas, marmitas e folhas de alumínio estão sempre presentes, ajudando em diversas situações – e para que ele possa, de fato, ser reciclado, é preciso fazer seu descarte correto.

Descubra como descartar suas embalagens de alumínio, diminuindo o volume de lixo e consequentemente o impacto ao meio ambiente.

Como descartar embalagens de alumínio

Embora as embalagens e folhas de alumínio possam ser recicladas, é preciso alguns cuidados. O primeiro deles é fazer a separação do lixo comum. você pode utilizar as lixeiras de materiais recicláveis, que são separadas por cores de acordo com cada material — papel, metal, vidro e plástico.

Ao descartar corretamente, você já está ajudando o alumínio a voltar à cadeia produtiva, garantindo que menos recursos sejam extraídos da fonte. Para que você possa entender como isso é importante, a reciclagem de 1 tonelada de alumínio gasta apenas 5% da energia usada na produção do material primário, e 5 kg de bauxita (minério de alumínio) são economizados a cada quilo do material reciclado. 

Mas para que o material possa ser aproveitado na reciclagem, você precisa remover ao máximo os resíduos de alimentos. Para isso, faça uma higienização básica, de preferência com água de reuso, antes de descartá-lo.

Outra dica interessante para que você possa fazer a reciclagem do alumínio sem ocupar muito espaço na sua casa é amassar bem a embalagem depois de higienizá-la. Como o material é bem maleável, você consegue fazer isso com segurança e zero trabalho. Isso vai garantir que em uma única sacola caibam diversas embalagens.

No caso da folha de alumínio, você ainda pode tentar reutilizar antes de jogar fora. Afinal, não é só na cozinha que ela tem suas finalidades. A folha de alumínio pode ser utilizada para remover ferrugem, por exemplo. Para isso, amasse o papel alumínio e esfregue no local. Também pode usar para a limpeza das grelhas depois do churrasco, utilizando a mesma técnica. Outra finalidade é de afiar tesouras. Com um pedaço da folha de alumínio, pegue a tesoura e faça alguns cortes – esse contato vai amolar e recuperar o fio de corte. 

E se você utilizou uma embalagem de alumínio e consegue fazer sua reutilização, também é uma ótima alternativa – tanto para o meio ambiente como para o seu bolso. No caso do uso de marmitas de alumínio para armazenar frutas e legumes, por exemplo, e a embalagem permanece intacta, basta fazer uma higienização para um novo uso. 

Com essas orientações, você estará dando um primeiro passo para ter uma vida mais sustentável e econômica. Mas para que você consiga, de fato, diminuir o consumo, conte com embalagens de qualidade.

A Wyda possui uma gama de produtos a favor da praticidade e organização da cozinha, sempre com um toque de sustentabilidade. Conte com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Registration

Forgotten Password?