Como escolher a forma correta para o meu alimento?

Como escolher a forma correta para o meu alimento?

Assado em forma de alumínio Wyda

Pessoas que estão na área de gastronomia e estão acostumadas a cozinhar sabem que a escolha da forma correta é essencial para proporcionar o cozimento necessário ao alimento.

Uma dúvida recorrente é se o alimento tende a crescer, e quanto, durante o seu cozimento. Nesses casos a escolha da forma correta torna-se essencial!

Já para os leigos, é difícil saber as diferenças entre uma assadeira de bolo e uma assadeira comum.

Você sabia que a forma pode influenciar na forma do preparo do seu alimento? Conheça algumas dicas indispensáveis para escolher o tipo de de forma correta para o seu alimento!

Quando usar uma assadeira

A variedade de formas para assar tornou a escolha da forma correta em uma tarefa difícil. Para escolher a forma correta é preciso se atentar a alguns pontos:

  •  Tamanho da forma: o tamanho da forma é essencial para permitir que o alimento seja bem cozido e assado por inteiro. Também é necessário se atentar para que o alimento não transborde conforme cresce.
  • Formato da forma: alimentos como doces, pudins e bolos, precisam de uma forma especial voltada apenas para essa finalidade.
  • Material da forma: todo material pode influenciar na finalização do alimento que está sendo assado. Os materiais mais comuns são as formas de alumínio, cerâmica, silicone e vidro.

As assadeiras podem ser encontradas em formato redondo ou retangular. É a queridinha para fazer massas, bolos e outros doces. Ela é indicada para alimentos que precisam de maior contato com o calor. 

Dessa forma, para assar alimentos com uma área maior, opte pela assadeira!

Assadeiras de alumínio

As assadeiras de alumínio são ideais para que o alimento fique com um dourado uniforme por fora. São ótimas para atingir o efeito de crostado.

As assadeiras de alumínio permitem que os alimentos sejam cozidos rapidamente e que o mesmo mantenha-se aquecido após ser retirado do forno.

As assadeiras de alumínio possuem uma durabilidade muito alta, tornando o custo-benefício excelente! Além disso, são versáteis e podem ser utilizadas em diversos tipos de alimentos.

Assadeira de cerâmica

As assadeiras de cerâmica permitem uma maior distribuição de calor na sua superfície. 

Ao utilizar uma assadeira de cerâmica é preciso se atentar ao fato de que o alimento continuará sendo cozido mesmo após retirado do forno, pois a assadeira de cerâmica retém o calor.

Quando usar forma com furo no meio

Este formato de forma permite que o calor atinja o centro do bolo. Muito utilizado em receitas doces de bolos e pudim, a forma com furo no meio tem como função fazer com que o alimento asse por igual!

Quando usar forma para bolo ou pão

A forma para bolo ou pão são pequenas e fundas. Ela garante que o pão ou bolo asse por igual, incluindo as laterais. Ela é mais alta justamente pelo fato de que bolos e pães tendem a crescer enquanto estão no forno.

Quando usar forma com fundo removível

As formas com fundo removível são indicadas para quiches e tortas. São ideias para alimentos que precisam de uma facilidade extra na hora de desenformar!

Dessa maneira, o alimento não sofre danos quando no momento de desenformar. Também é o tipo de forma mais fácil de se limpar pois suas peças podem ser lavadas separadamente.

O que achou das dicas da Wyda para escolher a forma correta para o seu alimento? Acesse nossa linha de produtos e garanta o tipo de forma certa para assar bolos, carnes e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Registration

Forgotten Password?