Freezer, congelador ou geladeira: qual é o melhor para armazenar alimentos?

Freezer, congelador ou geladeira: qual é o melhor para armazenar alimentos?

Armazenamento de alimentos

Ter a cozinha sempre organizada é garantir que os alimentos durem por mais tempo. Mas para isso, é preciso ter em mente qual a melhor forma de armazenar cada alimento. Embora haja semelhança por conta da temperatura baixa, freezer, congelador e geladeira possuem finalidades diferentes – e não é todo alimento que fica bem guardado em qualquer um.

Para ter um bom aproveitamento dos seus eletrodomésticos e garantir uma organização prática das compras, confira agora algumas dicas para armazenar seus alimentos e ter refeições sempre saborosas à mão.

Alimentos no freezer

Quando congelados, os alimentos duram muito mais – mas não é por isso que eles deixam de ter validade. Por isso, é importante que você pesquise qual é a indicação de cada tipo de comida. Carnes bovinas sem gordura, por exemplo, podem ficar até 12 meses congeladas, mas linguiças, por outro lado, apenas 2 meses. Então, também é uma boa ideia acrescentar essa informação em sua etiqueta.

Outro ponto é que nem tudo pode ser congelado – iogurte, ovos cozidos, maionese e chantilly, por exemplo, não são recomendados irem ao freezer. 

Alimentos no congelador

O congelador é um grande aliado no dia a dia, e por isso a dica é utilizá-lo para guardar aquelas marmitinhas que facilitam as refeições. Prepare os pratos da semana – seja para comer em casa ou no trabalho, e facilite sua rotina. 

Aqui, vale inclusive utilizar bandejas de alumínio descartáveis, que podem até mesmo ir ao micro-ondas, diminuindo a quantidade de louça para lavar. E como são recicláveis, ainda contribuem com o meio ambiente!

Alimentos na geladeira

A geladeira ajuda no resfriamento dos alimentos e precisa estar perfeitamente organizada para contribuir com a praticidade da rotina familiar. Armazenar de forma adequada os alimentos contribui para a sua correta conservação e manutenção das características nutricionais e sensoriais desejáveis, o que por sua vez interfere na alimentação saudável.

O primeiro passo é fazer uma boa higienização dos alimentos e depois fazer a disposição de acordo com os lugares corretos: prateleiras superiores para os que precisam de maior refrigeração; prateleira inferiores para os de menos refrigeração; e porta, para latas de bebidas, temperos, geleias, conservas, sucos e água.

E para garantir que todo o armazenamento seja feito corretamente, é preciso garantir que a temperatura do eletrodoméstico fique na temperatura ideal: a geladeira deve ser inferior a 7ºC, e a do freezer não pode estar acima de 15ºC negativos.

Evite que geladeira e freezer fiquem muito cheios, pois esses aparelhos precisam ter passagem de ventilação. Outra dica é armazenar os alimentos de forma que seja possível visualizar rapidamente tudo o que há disponível. Isso ajuda a ver o que está faltando e o que deve ser consumido rapidamente, atitudes essenciais para o consumo consciente.

Agora que você já sabe como armazenar os alimentos corretamente, lembre-se de utilizar as embalagens adequadas – e aqui na Wyda você encontra um tipo para cada ocasião. Seja para armazenar alimentos in natura, cozidos ou para fazer a sua marmita do dia a dia. Confira nosso portfólio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Registration

Forgotten Password?