Hábitos que devem virar regra se você quer ser sustentável e amigo da natureza

Hábitos que devem virar regra se você quer ser sustentável e amigo da natureza

O poder de transformar o mundo está em nossas mãos. Atitudes sustentáveis e bastante simples, podem ser encorpadas ao nosso dia a dia da casa, fazendo toda a diferença na missão de tornar o planeta um lugar melhor para todos nós. Vamos ler algumas delas?

  1. Separe o lixo para a reciclagem

A reciclagem é um processo que promove transformações físico-químicas no resíduo sólido, permitindo que ele possa ser usado novamente como matéria-prima ou como produto. Tendo isso em vista, a reciclagem é um hábito impactante para ajudar o meio ambiente.

Existem formas bem fáceis de reciclar o lixo orgânico (como a compostagem, por exemplo) e diversas instituições que reciclam materiais como alumínio, plástico, papel e etc. Procure separar o lixo orgânico do reciclável e abuse da coleta seletiva de sua cidade.

  1. Apague as luzes

Não deixe as luzes acesas durante o dia ou quando não houver pessoas no local. O desperdício de energia elétrica no Brasil é imenso, e boa parte desse desperdício vem do uso residencial.

  1. Compre alimentos orgânicos

Sempre que possível, escolha alimentos orgânicos para suas compras de casa. Sua produção respeita o ciclo de vida dos animais e meio ambiente, evitando contaminação do solo, água e vegetação.

  1. Opte por embalagens recicláveis

Comprar produtos com embalagens recicláveis é uma boa prática para ajudar o meio ambiente. Você já conheceu as embalagens de alumínio da Wyda? Entre em nosso site e saiba mais.

  1. Observe o posicionamento da sua geladeira e freezer

Se estiverem perto do fogão, utilizarão muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Além disso, para a própria vida útil do aparelho, mantenha-os pouco afastados das paredes.

  1. Use pilhas e baterias recarregáveis

Todo ano, bilhões de pilhas e baterias são produzidas e vendidas em todo o mundo, mas a maioria não são recarregáveis. Uma pilha (ou bateria) recarregável equivale à muitas descartáveis. Ou seja, menos produtos químicos e matérias-primas usados na produção, menos resíduos descartados e mais economia para o consumidor.

  1. Não crie animais silvestres

A criação de animais silvestres (muitas vezes uma prática criminosa) contribui para a extinção das espécies e, consequentemente, o desequilíbrio de todo um ecossistema.

  1. Plante árvores

Você já plantou uma árvore na vida? Essa prática contribui para a purificação do ar e conservação da água, auxiliando na recuperação da capacidade produtiva do solo, no combate à erosão e no aumento da diversidade biológica.

  1. Troque suas lâmpadas

As atitudes sustentáveis em casa podem começar pela troca das lâmpadas incandescentes – que gastam muita energia – por fluorescentes ou LED (elas são mais econômicas e possuem a vida útil maior).

  1. Opte por fontes de energia renováveis

Uma das fontes de energia mais utilizadas atualmente é o petróleo, um combustível fóssil – formado pelo soterramento de diversos tipos de matéria orgânica (animais e vegetais mortos), processo que demora milhões de anos para acontecer. Sendo assim, o petróleo não é uma fonte de energia renovável, ou seja, se as suas reservas no ambiente acabarem, não teremos outra fonte desse produto. Por isso, prefira a utilização de energia solar, energia eólica e os biocombustíveis, como o etanol que é produzido a partir da cana-de-açúcar.

Gostou das dicas? Então continue lendo outros conteúdos interessantes em nosso site.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Registration

Forgotten Password?