Higienização de legumes e armazenamento

Higienização de legumes e armazenamento

Higienização de legumes

Ter à disposição alimentos frescos que promovam uma vida saudável é tudo de bom. No entanto, para que eles permaneçam em um bom estado por mais tempo e realmente faça bem à sua saúde é importante realizar uma boa higienização assim que chegam da quitanda, além de realizar seu correto armazenamento.

Ao fazer isso, você estará minimizando as possibilidades de contaminação e proliferação de microorganismos danosos à saúde. Sabe como fazer isso? Nós da Wyda reunimos algumas recomendações importantes para garantir uma despensa recheada de sabor e saúde. Confira!

Higienize os alimentos assim que chegar em casa

A higienização deve ser feita antes dos alimentos serem guardados, e não apenas na hora de sua utilização. Essa etapa deve ter atenção redobrada principalmente nos alimentos que serão consumidos crus. 

As verduras devem ser desfolhadas e lavadas uma a uma, já retirando as que estiverem estragadas. Já no caso de frutas e legumes, basta lavar em água potável. No entanto, é recomendável deixar de molho em água sanitária por 15 minutos. Para fazer uma correta higienização, lembre-se de colocar uma colher de sopa para cada litro de água e depois enxaguar em água corrente. 

Fazendo isso antes de guardar cada alimento, você evita uma possível contaminação de outros produtos que já estão em casa – principalmente ao armazená-los na geladeira. Depois, vale fazer uma nova limpeza antes do consumo. 

Cuidados com o armazenamento na geladeira

Existem três tipos de refrigeração, pensadas a partir da perecibilidade do alimento. Por isso, é importante saber qual o local certo de colocar cada alimento na geladeira. Para não errar, pense na altura das prateleiras da geladeira – quanto mais alto, menor será a temperatura.

A parte de baixo é indicada para frutas e verduras – que são os que suportam temperaturas relativamente mais altas. Já nas mais altas, você deve armazenar os alimentos mais perecíveis, como derivados de leite e embutidos. No meio, vale deixar os alimentos prontos para consumo.

Embalar é preciso

Outra dica muito importante para que os legumes fiquem prontos para serem consumidos é armazená-los em sacos herméticos que vão impedir a ação do ar e umidade e ainda evitam pegar gosto ou cheiro de qualquer outro alimento próximo. 

No entanto, o saco plástico utilizado deve ser próprio para isso – como a linha ensaca tudo da Wyda, ou então a Wyda Zip, com o sistema cola e descola. Perfeito para ter mais praticidade no dia a dia. 

E além de ajudar com as verduras, este produto ainda é indicado para te ajudar no transporte daquele lanchinho fora de casa, pois este tipo de embalagem pode absorver a gordura e umidade do alimento e fazer uma grande bagunça.

O famoso filme plástico, sempre presente na cozinha, também é uma boa ideia para armazenar frutas e legumes picados, pois mantém a comida fresca por mais tempo. Além disso, os alimentos embalados em filme de PVC escurecem mais devagar. Bolos secos e castanhas também podem ser embalados com ele.

Agora que você já sabe como fazer com os alimentos ao chegar em casa, garanta mais praticidade com os produtos Wyda – para cada momento na cozinha, você encontra um tipo perfeito para te ajudar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Registration

Forgotten Password?