Manual da marmita: como se alimentar bem durante pandemia

Manual da marmita: como se alimentar bem durante pandemia

Manual da marmita

A pandemia transformou a maneira que o brasileiro consome os alimentos. Agora, ele busca pratos mais saudáveis para fazer suas refeições – é o que tem revelado uma série de estudos ao longo dos últimos meses. 

Um deles é o Estudo NutriNet Brasil, que investiga desde janeiro de 2020 a relação entre padrões alimentares e o desenvolvimento de doenças crônicas, reúne atualmente mais de 93 mil participantes e pretende chegar a 200 mil até o fim de 2021. De maneira geral, houve um aumento na frequência de consumo de itens como frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6% durante a pandemia). 

Para quem precisa sair de casa para trabalhar, levar sua refeição saudável bem organizada e com um tempero especial deixa a semana mais prática e econômica. Ter uma rotina saudável é mais simples do que muitos acreditam e ainda pode despertar talentos. 

Quer ver como é fácil preparar as refeições da semana e manter o menu preparado? Então vem com a gente para conferir algumas dicas de organização para criar marmitas saborosas e se alimentar bem durante a pandemia. 

Equilíbrio dos nutrientes é fundamental

Uma vida equilibrada faz toda a diferença, e o mesmo vale na construção do prato. Por isso, sua marmita deve conter uma porção adequada de carboidratos e outra de proteínas, além de saladas, legumes e leguminosas. O ideal é que os vegetais e legumes ocupem 50% da sua marmita.

Cuidado com o carboidrato

O carboidrato não deve ser excluído do prato, mas sim bem selecionado. A dica é optar pelos integrais, que são ricos em fibras e vão dar mais saciedade. E para variar o arroz integral, você também pode usar os tubérculos, como cará, batata, batata-doce e mandioca. Outras opções riquíssimas são a quinoa e o tabule. 

Pense na sobremesa

Quando programamos levar a marmita, geralmente deixamos de lado a sobremesa – e acabamos caindo na tentação de comprar um docinho, certo? Uma alternativa é levar uma opção, como uma fruta, um iogurte ou até mesmo um bolo integral, por exemplo. 

Salada também é importante

As folhas merecem ser levadas separadamente, e sempre variando as opções ao longo da semana. Se quiser temperar esses alimentos, opte pelo azeite de oliva e pelo limão. Outra boa pedida é incrementar a salada com granola. Os grãos vão trazer mais fibras, vitaminas e minerais para a sua refeição.

Cuidado na escolha das embalagens

Resistência e praticidade devem ser priorizadas por quem leva marmita. A melhor opção são as embalagens de alumínio descartáveis, pois além de fáceis de organizar ainda podem ser aquecidas em banho maria, forno convencional ou micro-ondas, podem ser congeladas e depois de utilizadas ainda são descartadas em lixo reciclável. 

É uma opção econômica e muito prática, pois não altera o sabor, nem textura do alimento – e protege sua refeição durante todo o trajeto. 

Agora que você pegou nossas dicas para fazer escolhas inteligentes, é hora de ser um “marmiteiro saudável” e ir em busca de uma vida mais saborosa. Crie cardápios variados e traga sabor e saúde para a sua semana!

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