Micro-ondas: dicas para utilizar com segurança

Micro-ondas: dicas para utilizar com segurança

Dicas para usar o micro-ondas com segurança

Um hábito muito comum, levar marmita para o trabalho tem conquistado cada vez mais adeptos. Além da organização, outro cuidado importante é com o aquecimento das refeições no micro-ondas.

Esse eletrodoméstico tão versátil garante que em poucos minutos você tenha um alimento quentinho e pronto para comer. Mas para que além de mais sabor você ainda tenha mais segurança durante seu uso, é preciso ficar atento a alguns cuidados importantes.

Se você é fã de micro-ondas, é hora de conferir as dicas para utilizá-lo com segurança. Confira!

1: De olho no recipiente

Esse é um ponto fundamental para ficar de olho. Afinal, não é qualquer material que pode ser levado ao micro-ondas, pois podem aquecer demais e danificar o aparelho. 

Evite os potes de plásticos não apropriados para esta finalidade. Também não coloque papel toalha e embalagens de isopor, pois podem pegar fogo. Os recipientes mais adequados são os de vidro e porcelana. No entanto, as embalagens descartáveis de alumínio também podem ser aquecidas no micro-ondas. 

2: Cuidados com as embalagens de alumínio

Hoje em dia, as embalagens de alumínio Wyda já podem ser utilizadas no micro-ondas com segurança, desde que sejam seguidas as recomendações necessárias. Por isso, a embalagem deve estar completa de alimento (cheia) e lembre-se sempre de remover a tampa antes de levar ao micro-ondas. 

Também é imprescindível que seu tamanho permita seu aquecimento sem tocar as paredes do micro-ondas. Isso garante que o alimento seja aquecido sem provocar o faiscamento, que pode causar incêndio;

Atenção: Deve-se levar apenas uma embalagem por vez. 

Ao remover do forno, recomenda-se o uso de luvas térmica, pois as embalagens estarão quentes.

Confira o passo a passo completo antes de fazer o primeiro uso das embalagens de alumínio Wyda no micro-ondas em: Uso de embalagens de alumínio no micro-ondas

3: Evite o ressecamento dos alimentos

Alguns alimentos, quando colocados no micro-ondas, podem desidratar – com é o caso de legumes e verduras. Para isso não acontecer, coloque um pouco de água no recipiente antes de levá-los ao micro-ondas. 

4: Limão para carnes

Se a ideia é preparar uma carne no micro-ondas, uma dica para não perder os nutrientes do alimento é acrescentar um pouco de suco de limão. Ele é rico em ácido ascórbico (vitamina C) e vai formar um escudo protetor em volta do alimento.

5: Esquente na hora de comer

Se utilizar o micro-ondas, a dica é consumir o alimento em seguida. Isso porque quando o alimento sai do micro-ondas, ele entra em contato com o ar e isso faz com que se danifique. Ou seja, utilize o micro-ondas quando a fome bater – assim você garante um alimento quentinho e cheio de nutrientes. 

6: Cuidado com os líquidos

Se for aquecer líquidos, muito cuidado, pois ao sair do micro-ondas eles podem entrar em ebulição e causar acidentes – pois podem literalmente explodir para fora do recipiente. Se for optar por aquecer líquidos, cuidado para não exagerar – ou então utilize recipientes fechados. 

7: De olho na limpeza

Mesmo com todos os cuidados para os alimentos não respigarem, uma limpeza periódica é fundamental. Assim, além de durar mais o seu micro-ondas fica livre de manchas e cheiro. 

A dica é colocar um recipiente com água e vinagre em um recipiente e aquecer por 30 segundos. Depois, só passar um pano seco. 

Também é importante ler as recomendações contidas no manual de instruções do seu aparelho e seguir todas elas. Assim, você terá um aparelho pronto para te ajudar a ter uma vida mais prática. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Registration

Forgotten Password?