Sustentabilidade na cozinha: porque você deve pensar nisso?

Sustentabilidade na cozinha: porque você deve pensar nisso?

sustentabilidade na cozinha

Que tal aproveitar esse começo de ano para transformar seus hábitos a favor da praticidade e do meio ambiente? Fazer isso dentro da cozinha é mais que possível, sabia? Economizar energia, optar por produtos de limpeza naturais e evitar desperdício de comida faz toda a diferença.

Mas por onde começar? Separamos algumas dicas que vão te ajudar a perceber que são pequenas atitudes que fazem toda a diferença na hora de mudar a sua rotina para melhor. Confira!

Quando você é mais sustentável na cozinha…

… os alimentos ganham mais sabor

Além de potencializar os sabores que você tem na despensa, eles ainda podem durar mais. Isso porque ser sustentável é aproveitar cada ingrediente ao máximo. Por isso, aí vai uma dica: pesquise por receitas que levam cascas e folhas que normalmente descartamos no lixo sem pensar duas vezes – você vai descobrir novas formas de cozinhar que vão te surpreender. 

…os utensílios da cozinha ganham mais qualidade

Pode parecer esquisito, mas quando pensamos em utensílios de cozinha sustentáveis a ideia é ter produtos que durem por muitos anos, evitando a compra excessiva de produtos. Isso evita o acúmulo de coisas e aqueles produtos esquecidos debaixo da pia. 

…a economia de energia acontece (sem prejudicar a receita)

Existem alguns truques que ajudam na economia de energia e ainda garantem pratos saborosos. Quer ver alguns exemplos? Desligar o forno um pouco antes dos alimentos estarem prontos e usar o calor para terminar de cozinhar a comida é uma ótima forma de economizar energia. Optar por micro-ondas e fogão para cozinhar também é uma boa dica, uma vez que o forno demanda muito mais eletricidade.

…os produtos a granel são protagonistas

Que tal diminuir o consumo desnecessário de embalagens? Optar por produtos a granel na cozinha é fazer um gesto de muita gentileza para o planeta. Além disso, você pode fazer a compra de produtores locais e ainda estimular a economia do seu bairro.

…sempre há uma refeição pronta para saborear

Praticidade também é sinal de sustentabilidade. Ter refeições congeladas une economia de tempo, dinheiro e energia. É prático e ainda garante uma alimentação mais saudável, com aquela irresistível comidinha caseira.

… há espaço para embalagens recicláveis

As embalagens ainda têm espaço na nossa cozinha, pois são verdadeira aliadas – principalmente na hora de organizar aquelas refeições para viagem. Mas para isso, que tal pensar nos modelos recicláveis?

As bandejas e formas de alumínio, por exemplo, são uma ótima opção. Além de resistentes a altas temperaturas, podem ir no forno, micro-ondas, freezer e geladeira sem riscos, não alteram sabor e textura dos alimentos e são práticas para descarte. Basta limpar, amassar e pronto!

E é claro que na Wyda você encontra – dá só uma olhada na nossa loja virtual e encontre os nossos produtos a favor do meio ambiente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Registration

Forgotten Password?